top of page
elopement-nadirene-e-david-1487 copy.jpg

A gente só pensa nos detalhes de uma celebração quando está envolvida nela, né?

Até então, como espectadores, apenas sabemos os resultados, como nos sentimos em relação à cerimônia. Lembraremos dela como uma experiência marcante ou será só mais uma que a gente conta os minutos para terminar?

Por isso, muitas dúvidas surgem quando começamos a pensar no nosso próprio casamento, no que desejamos vivenciar e proporcionar aos nossos convidados, na importância e significado dos ritos de passagem.

Aqui estão as respostas para algumas das principais questões que recebo de casais que desejam ter uma cerimônia autêntica, daquelas que ficam pra sempre na memória.

Espero auxiliar vocês também!

FAQ- questões frequentes

1. Quanto tempo dura a celebração de casamento?

Entre 20 minutos e 1 hora, mas essa duração nós estabelecemos juntos durante as reuniões de planejamento. Afinal, alguns detalhes devem ser levados em conta:

- o horário da cerimônia e se há algum pedido dos profissionais de filmagem ou fotos em relação ao término para o melhor aproveitamento da luz solar;

- os momentos que irão escolher para a sua celebração. Por exemplo: agradecimentos, ritos simbólicos, declaração dos votos, entrada das alianças, músicas, etc.;

- as preferências de vocês. Pois, como a cerimônia será toda escrita, ela será elaborada para se adequar ao tempo que acharem melhor. Mas a média é de 40 minutos, sempre com alguma flexibilidade para ser realizada com calma, respeitando as emoções que vierem.

2. Como ocorre a escolha dos ritos simbólicos?

Se o casal não chega com uma ideia já estabelecida, eu costumo dar sugestões de ritos quando já conheço um pouco melhor a sua história e personalidades. Os ritos são opcionais e não devem ser escolhidos ao acaso, o ideal é que realmente agregem significado à celebração. Você pode ir no menu Inspirações- Ritos e Simbologias para conhecer mais detalhes. 

3. Como são abordadas as questões de espiritualidade?

Celebrantes como eu não são representantes de uma ou outra instituição religiosa. Isso nos deixa livres para acolher todas as crenças e não-crenças. Os casais definem comigo se desejam incluir uma prece, um momento de espiritualidade ou uma bênção que seja significativa para eles. Também há a possibilidade de celebrantes não religiosos compartilharem o altar com padres, pastores ou outros representantes. Nós, dando ênfase às falas e à história do casal, e eles, à religião. Já fiz assim e fica lindo! Para quem não deseja uma cerimônia com aspectos de espiritualidade, o foco fica na história do casal, no seu jeito de viver e compartilhar o amor.

4. Quando contratar a celebração?

O quanto antes para que possam garantir a data na agenda. Comigo, funciona assim: quando vocês me contratam eu já inicio o acompanhamento nas redes sociais, quase todo dia vou lá dar uma espiada, assim, já dá pra saber bastante sobre as suas preferências, rotina, momentos especiais. A sequência de fotos sempre guarda uma história. Também temos um grupo no whats para troca de informações e inspirações. Poucos meses antes do casamento, começamentos a planejar a celebração em entrevistas e reuniões. Prefiro não fazer isso com muita antecedência para que a celebração seja atualizada e reflita quem é o casal naquele momento. Já fiz celebrações em menos de 10 dias, mas nem sempre terei essa disponibilidade de tempo e de agenda.

5. O que está incluso?

Todo o planejamento, pesquisas, processo de escrita e condução da cerimônia de forma personalizada pra vocês.

6. O que não está incluso?

Sonorização, decoração, cerimonial e serviços prestados por outros profissionais. É muito importante que o celebrante esteja focado na realização da sua celebração, estando completamente presente para perceber qualquer emoção e vivenciá-las junto com vocês, sem outras preocupações.

7. Em quais lugares podem acontecer as celebrações?

Onde vocês escolherem, sabendo que em locais de difícil acesso deve ser providenciado que todos os profissionais do evento sejam conduzidos com segurança na ida e na volta. Já fizemos até trilhas de 4x4 para chegar na beira de um Canyon lindo, mas é preciso um bom planejamento da sua assessoria para que tudo dê certo, os horários sejam respeitados e todos cheguem com segurança. Fora essas situações, as celebrações podem ocorrer junto à natureza, em casa, em espaços de festas, em um lugar especial pra vocês.

8. Quanto custa celebrar comigo?

A partir de R$ 1.920,00, dependendo dos serviços que vocês desejam incluir, dos custos com ritos simbólicos, do dia do evento e das despesas previstas com meu transporte e hospedagem, se for o caso. Para saber com exatidão, o ideal é solicitar um orçamento, pois costumo encaminhar todos com o valor final para que vocês não tenham surpresas ou custos de última hora.

8.1 Esse é o valor só para falar alguma coisa no casamento?

(as pessoas não perguntam exatamente assim, mas acho legal esclarecer que, em prestação de serviços, valores são sobre o tempo, a dedicação e o conhecimento de quem a gente contrata).

Os 40 minutos da celebração são o resultado de uma intensa jornada até as melhores palavras que marcarão a união de vocês. Por aqui, desde que vocês me contratam, recebem atenção direta via whatsapp dia e noite. Eu acompanho diariamente suas redes sociais. Agendo nossas reuniões para horários que fiquem tranquilos para o casal, fora de horário comercial. Recolho todo material que puder, inspirações, entrevistas e depois inicio a escrita da cerimônia, que é um processo cuidadoso e detalhado. Estudo bastante sobre escrita, oratória, simbologias, relacionamentos, espiritualidade para entregar uma experiência que realmente tenha sentido, seja verdadeira e toque os seus corações e dos seus convidados. Viajo até o local da sua celebração, cuido da minha aparência pessoal, da minha voz e comunicação. Mantenho este site atualizado oferecendo acesso a informações com facilidade. Ouço as músicas que vocês ouvem, olho seus amigos e familiares quando encontro eles no instagram, acompanho suas paixões e suas empresas, presto atenção em cada detalhe, em cada olhar, em cada sorriso durante as nossas conversas. Com sensibilidade, entendo o que deve ser dito e o que não deve ser dito também. Ajudo na escrita dos votos de casamento.

É assim que crio uma conexão verdadeira e consigo perceber a essência de cada casal. Um dos grandes retornos que recebo é "parece que a Tati nos conhece há anos". Sou muito grata por ser a guardiã e porta-voz de tantas histórias de vida e faço isso com todo o respeito e carinho do mundo. 

Os 40 minutos não se esvaem com o fim da celebração, eles os acompanham pela vida inteira. Então, façamos que sejam lindos para viver e reviver!

9. Qual é a minha experiência profissional?

Sou formada em hotelaria e comecei a trabalhar com eventos em 2004, no centro de eventos dentro de um hotel com a organização e operacionalização de eventos empresariais e sociais. Após, trabalhei em parceria com empresas de assessoria e cerimonial. As celebrações iniciaram em 2015, com a união das minhas outras paixões: espiritualidade e comunicação. Foi um caminho muito bonito, as oportunidades foram surgindo de um jeito informal, até que decidi me dedicar a transformar as celebrações em profissão e sou muito grata por tudo o que elas me proporcionam, principalmente as pessoas e lugares que conheço nessa jornada. Essa trajetória profissional me ajudou a ter uma visão integral de cada evento, flexibilidade para lidar com qualquer imprevisto, aquele feelling que vem com a prática de estar no altar.  Quando estou sinconizada com o que está acontecendo ao redor, é fácil trabalhar em conjunto com os outros profissionais para que tudo ocorra com fluidez e cada um possa realizar seus trabalhos da melhor forma.

Isso foi só o resumo do resumo, tá? Aqui no site no menu inicial, tem muito mais sobre mim e meu currículo também. 

10. Quais outros eventos eu celebro?

Renovações de votos, cerimônias pré-casamento, boas-vindas para bebês (batizado em casa), chás-de-bênçãos para gestantes, 15 anos, aniversários adultos e infantis, formaturas, homenagens e outros eventos afetuosos que o coração mandar.

11. Que outros profissionais contratar para o seu evento?

Todos aqueles que estejam dispostos a valorizar a sua história, seus sonhos e seu momento. Acho ótimo terem uma assessoria para cuidar dos detalhes e do andamento de tudo desde as primeiras ideias. Economiza muitas noites de sono e investimentos que podem ser desnecessários ou até ruins para o resultado do teu evento. É uma recomendação, jamais uma exigência. Já realizei elopement wedding em que estávamos somente eu, os noivos e uma fotógrafa e ficou lindo também. Avaliem o tamanho do sonho e a disponibilidade de investimento de vocês. Casamento é pra ser uma experiência gostosa desde a preparação até as boas lembranças.

12. Podemos receber o texto da celebração?

No seu orçamento provavelmente estará incluso o e-book da celebração. É uma material em PDF feito com muito carinho no qual coloco textos da sua celebração com algumas fotos do momento. Alguns casais até preferem imprimir para reverem com frequência. Muitos celebrantes não enviam os textos aos noivos, fiquem atentos a quem oferece esse serviço e afeto pós-evento.

13. Podemos homenagear pessoas importantes?

Podem e devem! A celebração é sua. Homenagens e agradecimentos a padrinhos, irmãos, amigos, pais, filhos ou aqueles avós queridos enchem nossos corações de amor. Juntos, definiremos as melhores formas de incluir suas pessoas mais queridas.

14. E se chover?

Se o seu casamento for ao ar-livre e não houver um plano B para nos abrigarmos, o casamento poderá ser remarcado em caso de previsão de chuva, desde que haja disponibilidade de agenda. Apenas valores promocionais poderão sofrer reajustes, caso remarcados para datas de alta demanda.

15. A celebração terá efeito civil?

Minhas celebrações são simbólicas, não possuem efeito civil. Vocês podem contratar um juiz de paz que realize o casamento civil antes da celebração simbólica, dura uns 5 minutos, ou formalizar diretamente no Registro Civil da sua cidade.

16. Haverá assinaturas dos noivos e dos padrinhos durante a cerimônia?

Sim, se vocês desejarem incluir esse momento no roteiro. Elaboro um documento personalizado para que todos possam assinar. Costuma ser um texto afetuoso e descontraído, principalmente quando se trata das "obrigações" dos padrinhos com o casal.

17. O que importa na hora de contratar sua/seu celebrante?

Preste atenção:

- na escrita. Não precisa ser uma escrita rebuscada, com palavras difíceis ou gramaticalmente perfeita. A escrita precisa tocar vocês, ser de fácil entendimento, com palavras bem colocadas, seguir regras básicas do português. 

- na fala. Assitam a vídeos, conversem com a pessoa que poderá conduzir a sua celebração e percebam se preferem um tom mais formal, mais divertido ou acolhedor. 

- na personalidade. Essa pessoa sabe se conectar com vocês? Teve vivências e experiências que podem agregar na sua celebração? Tem vontade e disposição para oferecer o seu melhor? Como você se sente na sua presença? Inspira confiança e segurança para que você conte a ela sobre a sua vida?

- nos feedbacks. Tente conversar com alguém que já esteve em uma celebração conduzida por essa pessoa, preste atenção nos comentários de fotos postadas em redes sociais e nos feedbacks dos clientes que possam estar disponibilizados em sites.

18. Realiza casamentos homoafetivos?

Sim, sim e sim! 

E jamais indico para qualquer evento fornecedores que se recusam a realizar casamentos homoafetivos ou não respeitam o amor das pessoas.

19. Quais são as formas de pagamento da celebração?

- Parcelamento no cartão de crédito com eventuais juros por conta dos noivos (plataformas Paypal ou Mercado Livre);

- PIX ou transferência bancária de 40% na contratação, com quitação 05 dias antes do evento;

- dependendo das data do seu evento, 5% de desconto para pagamento à vista na contratação;

estudamos outras propostas de parcelamento.

Vamos conversar?

Agora que esclareceram as principais dúvidas, fico à disposição para conversarmos e explico melhor tudo aquilo que for preciso para que se sintam seguros e inspirados para vivermos juntos esse caminho até o altar.

Fica à vontade para solicitar teu orçamento e uma reunião informal nos conhecermos.

(51) 99966.4042

bottom of page